Acessibilidade e diversidade em espaços culturais
Viviane Sarraf e Camila Araujo Alves, com mediação de Viviane Pinto, discutem a necessidade de eliminar barreiras para a participação de pessoas com deficiência em espaços culturais. Abordam o que gestores e produtores culturais devem aprender para promover acessibilidade e diversidade.
Arte, corpo e vida
Com Ellen Oleria e mediação de Lua Cavalcante. Você já pensou na potência política e educativa da arte e dos corpos? Esse é o tema central deste webinário que reflete sobre como a arte pode nascer de realidades de violências ou mesmo de dificuldades de condições estruturais da vida.
Gestão e políticas culturais
Daniele Canedo e Helena Barbosa, com mediação de Viviane Pinto, discutem desafios e perspectivas da gestão cultural e das políticas culturais, incluindo prioridades para promover equidade e inclusão de novos públicos. Abordam também como impulsionar projetos culturais liderados por mulheres, populações negras e periféricas.
Descentralização de recursos no fomento à cultura
Paula Rocha, Harika Maia, com mediação de Luana Devechiati e Viviane Pinto, debatem sobre o acesso à cultura e o papel do estado em fomentar as diversas expressões, a pesquisa, a produção e a difusão em áreas periféricas e com altos índices de vulnerabilidade social, por meio de apoio direto e de leis de incentivo.
Políticas Públicas de Cultura
Ana Clarissa Fernandes e Gisele Nussbaumer, com mediação de Jaqueline Fernandes, dialogam sobre a conjuntura nacional a partir do âmbito cultural, compartilhando análises sobre os desafios e possibilidades para o setor e as políticas públicas de cultura na contemporaneidade.
Cultura, Teatro e Sociedade
Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo, mediados por Viviane Pinto e Tania Capel, exploram a interação entre cultura, artes e sociedade, abordando como a cultura reflete e influencia a sociedade em diferentes períodos históricos, provocando reflexões e intervenções para mudanças sociais e políticas.
Participação e protagonismo das mulheres
Baby Amorim e Vulcânica Pokaropa, com mediação de Maria Carolina, incentivam a reflexão sobre a relevância das mulheres assumirem papéis de liderança. Destacam a importância de participarem ativamente em pesquisas e produções culturais, conscientes de seu papel histórico e social.
Mulheres nas políticas públicas de cultura
Magda Gomes e Ingrid Soares, mediadas por Ana Paula do Val, diálogam sobre a importância de iniciativas nas políticas públicas de cultura que fortalecem e estimulam a presença das mulheres na pesquisa e na produção cultural, enquanto participantes ativas e conscientes de seu papel histórico, econômico e social.
Mulheres na produção audiovisual
Edileuza Penha de Souza e Joyce Prado, com mediação de Ceiça Ferreira, abordam desafios e desigualdades históricas na produção audiovisual, ressaltando a importância de iniciativas que fortalecem a presença consciente das mulheres em funções de criação e direção, reconhecendo seu papel histórico e social.