Webinários

Acesse as pesquisas e materiais educativos de apoio ao processo de aprendizagem, bem como relatórios avaliativos das nossas ações.

Acessibilidade e diversidade em espaços culturais

Viviane Sarraf e Camila Araujo Alves, com mediação de Viviane Pinto, discutem a necessidade de eliminar barreiras para a participação de pessoas com deficiência em espaços culturais. Abordam o que gestores e produtores culturais devem aprender para promover acessibilidade e diversidade.

Arte, corpo e vida

Com Ellen Oleria e mediação de Lua Cavalcante. Você já pensou na potência política e educativa da arte e dos corpos? Esse é o tema central deste webinário que reflete sobre como a arte pode nascer de realidades de violências ou mesmo de dificuldades de condições estruturais da vida.

Gestão e políticas culturais

Daniele Canedo e Helena Barbosa, com mediação de Viviane Pinto, discutem desafios e perspectivas da gestão cultural e das políticas culturais, incluindo prioridades para promover equidade e inclusão de novos públicos. Abordam também como impulsionar projetos culturais liderados por mulheres, populações negras e periféricas.

Descentralização de recursos no fomento à cultura

Paula Rocha, Harika Maia, com mediação de Luana Devechiati e Viviane Pinto, debatem sobre o acesso à cultura e o papel do estado em fomentar as diversas expressões, a pesquisa, a produção e a difusão em áreas periféricas e com altos índices de vulnerabilidade social, por meio de apoio direto e de leis de incentivo.

Mulheres e a consciência negra

Tainá de Paula e Nágila Oliveira, mediadas por Jaqueline Fernandes, discutem sobre a relevância do estudo do racismo estrutural de nossa sociedade e as formas de resistência e enfrentamento a qualquer tipo de preconceito e como isso pode reverberar no trabalho cultural das mulheres.

Cultura, comunicação e tecnologias

Graciela Natansohn e Daniela Araújo, mediadas por Helena Martins, exploram os desafios da colonização de nossos dados e as formas de resistências que possibilitam a construção de infraestruturas tecnológicas comunitárias autônomas e colaborativas para construção de redes livres de vigilâncias e violências.

Mulheres na produção audiovisual

Edileuza Penha de Souza e Joyce Prado, com mediação de Ceiça Ferreira, abordam desafios e desigualdades históricas na produção audiovisual, ressaltando a importância de iniciativas que fortalecem a presença consciente das mulheres em funções de criação e direção, reconhecendo seu papel histórico e social.

Participação e protagonismo das mulheres

Baby Amorim e Vulcânica Pokaropa, com mediação de Maria Carolina, incentivam a reflexão sobre a relevância das mulheres assumirem papéis de liderança. Destacam a importância de participarem ativamente em pesquisas e produções culturais, conscientes de seu papel histórico e social.

Cultura, Teatro e Sociedade

Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo, mediados por Viviane Pinto e Tania Capel, exploram a interação entre cultura, artes e sociedade, abordando como a cultura reflete e influencia a sociedade em diferentes períodos históricos, provocando reflexões e intervenções para mudanças sociais e políticas.