Ciclos Formativos
2º Ciclo Mulheres nas Artes
Ampliar e qualificar a participação feminina na área da gestão cultural: este é o principal objetivo do 2º Ciclo Mulheres nas Artes.
Você sabia que a desigualdade salarial entre homens e mulheres é maior no setor cultural do que no total das outras atividades econômicas? De acordo com dados do IBGE, as mulheres no campo da cultura ganham em média apenas 67,8% dos salários dos homens, contra 82,8% na totalidade de outros setores.
Este ciclo oferece formação em gestão cultural gratuita para pessoas de todas as faixas etárias, com webinários e videoaulas. As atividades contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição.
Veja os conteúdos disponíveis
Webinários
Gestão e políticas culturais
Daniele Canedo e Helena Barbosa, com mediação de Viviane Pinto, discutem desafios e perspectivas da gestão cultural e das políticas culturais, incluindo prioridades para promover equidade e inclusão de novos públicos. Abordam também como impulsionar projetos culturais liderados por mulheres, populações negras e periféricas.
Acessibilidade e diversidade em espaços culturais
Viviane Sarraf e Camila Araujo Alves, com mediação de Viviane Pinto, discutem a necessidade de eliminar barreiras para a participação de pessoas com deficiência em espaços culturais. Abordam o que gestores e produtores culturais devem aprender para promover acessibilidade e diversidade.
Arte, corpo e vida
Com Ellen Oleria e mediação de Lua Cavalcante. Você já pensou na potência política e educativa da arte e dos corpos? Esse é o tema central deste webinário que reflete sobre como a arte pode nascer de realidades de violências ou mesmo de dificuldades de condições estruturais da vida.
Descentralização de recursos no fomento à cultura
Paula Rocha, Harika Maia, com mediação de Luana Devechiati e Viviane Pinto, debatem sobre o acesso à cultura e o papel do estado em fomentar as diversas expressões, a pesquisa, a produção e a difusão em áreas periféricas e com altos índices de vulnerabilidade social, por meio de apoio direto e de leis de incentivo.
Vídeoaulas
AULA INAUGURAL
Com Chimeni Maia, Luana Devechiati, Viviane Pinto e Karina Souza, a videoaula marca a abertura do 2º Ciclo Mulheres nas Artes. São apresentados a programação, o Laboratório de desenvolvimento de projetos socioculturais e um tour sobre os recursos da plataforma de ensino à distância.
DESENVOLVIMENTO DE PORTFÓLIO
Com Adriana Gomes e mediação de Viviane Pinto, a videoaula apresenta aspectos práticos da criação, organização e aperfeiçoamento de portfólios. O objetivo é orientar mulheres para destacar suas habilidades, qualificações e experiências profissionais e de equipe.
LEGISLAÇÕES RECENTES
Com Inti Queiroz e mediação de Viviane Pinto, a videoaula discute formas de melhorar a distribuição de recursos culturais com mais diversidade e descentralização. Inti aborda as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, o Novo Plano Nacional de Cultura e a 4ª Conferência Nacional de Cultura.
LEIS DE INCENTIVO
Com Luana Devechiati, a videoaula apresenta aspectos gerais do funcionamento das Leis de Incentivo no Brasil. São contextualizados os mecanismos de incentivos fiscais e os principais desafios, elementos estruturais e práticas para a viabilização de projetos através dessas ferramentas legais.
CAMINHOS PARA A FORMALIZAÇÃO DO TRABALHO CULTURAL
Com Sandra Pedroso e mediação de Luana Devechiati, a videoaula apresenta exemplos práticos de tipos de formalização no setor cultural, para a compreensão das opções de organizações da sociedade civil, tanto com fins lucrativos quanto sem fins lucrativos.
PRÁTICAS DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E RELACIONAMENTO COM PATROCINADORES
Com Marina Funari e mediação de Luana Devechiati, a videoaula discute práticas de captação de recursos e relacionamento com patrocinadores, abordando planejamento, mapeamento de empresas e editais, prospecção, negociação e relacionamento institucional para relações duradouras e renovações de patrocínios.
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Andrea Oliveira e Luana Devechiati, apresentam o passo a passo para planejar a gestão financeira de projetos socioculturais, atendendo à legislação e regulamentações. Exemplos reais são usados para implementar uma organização financeira e documental consistente, beneficiando o planejamento e a prestação de contas.
PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE
Com Karina Martins, a videoaula aborda conhecimentos sobre organização de projetos online, do planejamento à execução. Itens como checklists, planos e roteiros do evento, plano de gerenciamento de canais como YouTube, Zoom e Moodle podem auxiliar na implementação de ferramentas de interação com o público e controle de informações.
AVALIAÇÃO, RELATÓRIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Luana Devechiati reflete sobre o desenvolvimento de processos de avaliação e elaboração de relatórios como ferramentas essenciais para o planejamento e gestão de projetos, assegurando a continuidade das ações. São apresentadas estratégias para evidenciar a realização dos objetivos e analisar a eficiência, relevância, sustentabilidade e desempenho das ações.
Todas as atividades do ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição. Acesse a plataforma e inscreva-se para assistir ao conteúdo.