Ciclos Formativos

1º Ciclo Mulheres nas Artes

Uma série de encontros online para o debate de ideias, o compartilhamento de saberes e produções de mulheres artistas, pesquisadoras, gestoras e produtoras de conhecimentos, que trabalham com diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais na sociedade.

 

São inúmeros os desafios vivenciados pelas mulheres no campo cultural, entre os quais destacamos: a invisibilização das mulheres e de sua contribuição artística e econômica ao setor cultural; a falta de dados e informações sobre economia e cultura que façam recortes de gênero para a elaboração de políticas públicas orientadas pela equidade; o enfrentamento aos estereótipos e às desigualdades de gênero em uma perspectiva interseccional.

 

Através das atividades propostas neste ciclo formativo (webinários e oficinas) pretende-se visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres, além de ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e geração de renda.

Veja os conteúdos disponíveis

Webinários

Participação e protagonismo das mulheres

Baby Amorim e Vulcânica Pokaropa, com mediação de Maria Carolina, incentivam a reflexão sobre a relevância das mulheres assumirem papéis de liderança. Destacam a importância de participarem ativamente em pesquisas e produções culturais, conscientes de seu papel histórico e social.

Mulheres nas políticas públicas de cultura

Magda Gomes e Ingrid Soares, mediadas por Ana Paula do Val, diálogam sobre a importância de iniciativas nas políticas públicas de cultura que fortalecem e estimulam a presença das mulheres na pesquisa e na produção cultural, enquanto participantes ativas e conscientes de seu papel histórico, econômico e social.

Mulheres na produção audiovisual

Edileuza Penha de Souza e Joyce Prado, com mediação de Ceiça Ferreira, abordam desafios e desigualdades históricas na produção audiovisual, ressaltando a importância de iniciativas que fortalecem a presença consciente das mulheres em funções de criação e direção, reconhecendo seu papel histórico e social.

Cultura, comunicação e tecnologias

Graciela Natansohn e Daniela Araújo, mediadas por Helena Martins, exploram os desafios da colonização de nossos dados e as formas de resistências que possibilitam a construção de infraestruturas tecnológicas comunitárias autônomas e colaborativas para construção de redes livres de vigilâncias e violências.

Mulheres e a consciência negra

Tainá de Paula e Nágila Oliveira, mediadas por Jaqueline Fernandes, discutem sobre a relevância do estudo do racismo estrutural de nossa sociedade e as formas de resistência e enfrentamento a qualquer tipo de preconceito e como isso pode reverberar no trabalho cultural das mulheres.

Todas as atividades do ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição. Acesse a plataforma e inscreva-se para assistir ao conteúdo.