Ciclos Formativos

1º Ciclo Cultura e Sociedade

O ciclo tem o objetivo de promover a pesquisa e a produção cultural através da partilha de conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade.

Com as atividades propostas, além de contribuir para a formação de jovens e adultos, o Lab Criação buscou fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos socioculturais. Também buscamos ressaltar a importância de políticas que promovam o desenvolvimento cultural dos territórios e a inclusão produtiva da população que trabalha ou deseja trabalhar com cultura, com acesso a financiamento, formações, apropriação e circulação de saberes e fazeres nas comunidades onde vivem e atuam.

Veja os conteúdos disponíveis

Vídeoaulas

CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A educadora Maria Carolina Vasconcelos traz para o debate a definição de cultura e políticas culturais e reflete sobre a necessidade de investimentos na área e a importância da cidadania cultural.

ECONOMIA DA CULTURA E SOLIDARIEDADE

A educadora Luana Vilutis reflete sobre a economia da cultura considerando não apenas a geração de trabalho e renda, mas também o interesse comunitário por essa atividade. O papel das políticas públicas de cultura para o desenvolvimento cultural de territórios também é assunto da videoaula.

PESQUISAS E INFORMAÇÕES CULTURAIS

Com Ana Paula do Val, a videoaula aborda o papel dos mapeamentos culturais e da produção de informações e indicadores na elaboração de políticas públicas, de projetos e programas culturais.

ARTES E VIDA PÚBLICA

Vanéssia Gomes Santos reflete sobre as intervenções artísticas na vida pública, recorrendo ao Teatro de Rua para pensar a ocupação dos espaços públicos como lugar da arte.

TEATRO DOCUMENTÁRIO

Aline Ferraz e Marcelo Soler abordam pesquisas e experimentações do teatro documentário. O conteúdo propõe reflexões sobre espaços de aprendizagem coletivizados.

ESCRITA E DRAMATURGIA NEGRA

A multiartista Cristiane Sobral aborda a experiência afirmativa do Teatro Negro, que nos convida a dialogar sobre os caminhos para a descolonização e democratização dos circuitos da cultura e das artes, para que incorporem e expressem a real diversidade brasileira.

ESCRITA E DRAMATURGIA PÓS GÊNERO

Maria Léo Araruna nos convida a refletir e trocar experiências de escrita e dramaturgia que rompem com o gênero e trazem à cena a potência criativa dos corpos reais, fora da dominação do capital e das estruturas rígidas racistas, coloniais, patriarcais e heterocisnormativas.

ACESSIBILIDADE EM CENA

O educador Bruno Ramos convida à reflexão sobre acessibilidade, indo além do simples cumprimento de uma lei, mas sim como uma transformação que necessita permear as ações e políticas culturais.

PROJETOS SOCIOCULTURAIS

Viviane Pinto, com a colaboração de Luana Devechiati, apresenta reflexões e experiências sobre as especificidades de um projeto sociocultural, incluindo suas diferentes fases de desenvolvimento e elementos: apresentação, objetivo, justificativa, público, ficha técnica, etapas, cronograma, orçamento e planos de distribuição e de comunicação.

FOMENTO A PROJETOS SOCIOCULTURAIS

Chimeni Maia aborda os mecanismos de fomento e viabilização de projetos culturais, discutindo a identificação das melhores formas de incentivo para cada tipo de projeto e suas potencialidades para a instituição apoiadora. Também são apresentadas técnicas de captação de recursos e elaboração de um plano de cotas e contrapartidas.

Todas as atividades do ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição. Acesse a plataforma e inscreva-se para assistir ao conteúdo.