As leis de incentivo fiscais são uma modalidade de financiamento de projetos culturais por meio de renúncia fiscal ou do investimento. Elas permitem a empresas ou a pessoas físicas apoiarem projetos aprovados através de doação ou patrocínio. Nessa aula serão abordados os aspectos gerais do funcionamento das Leis de Incentivo no Brasil. Vamos contextualizar os mecanismos de incentivos fiscais à cultura e abordar os principais desafios, elementos estruturais e práticas para a viabilização de projetos através dessas ferramentas legais.
Luana Devechiati é gestora de projetos culturais, Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela (USP/ECA) e facilitadora certificada pelo MinC em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Atua no planejamento, gestão e execução de projetos culturais em diversos segmentos, junto a fomentos existentes, desde os incentivos fiscais até editais de patrocínio, responsável pelo desenvolvimento de projetos culturais de artistas independentes, produtoras, grupos e instituições culturais como: Instituto Criar, Instituto Brincante, Palavra Cantada, Lenine, Barbatuques, Visual Farm, Inner Mult Art, Editora Monolito, entre outros. Consultora em políticas e estratégias de investimento em projetos culturais de empresas como Google, Trifil, Chilli Beans,, entre outros. Ministra cursos e palestras sobre gestão, projetos e produção cultural, já oferecidos pelo Sistema Estadual de Museus, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e pelo Observatório da Diversidade Cultural, curso reconhecido pela UNESCO, voltado a gestores públicos, estudantes e interessados em geral, realiza pesquisas e é ativista no campo da política e gestão cultural. @luanadevechiati
O II Ciclo Mulheres nas artes é uma realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva e Simpoiese, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet, apresentado pelo Grupo Boticário.